+

Honors

 Adelar.jpg

Adelar Bracht, Professor do Programa de Pós-Graduação em  Bioquímica, é novo Professor emérito da UEM 

 

Conheça melhor o Professor Adelar Bracht

 


 

Dr. Adelar Bracht, docente do PBQ, recebe o Título de Professor Emérito da UEM.

Prof Adelar.gif

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), reunido em 01 de fevereiro de 2021, concedeu o Título de Professor Emérito ao Professor Doutor Adelar Bracht. O título de Professor Emérito é concedido a docentes cujas contribuições tenham sido proeminentes para a Universidade, para a sociedade e para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão.

Dr. Adelar Bracht ingressou como professor universitário na UEM em 1976. Obteve o Título de Doutor em Bioquímica pela Universidade Ludwig-Maximilians de Munique em 1980, mesmo ano em que fundou na UEM o Laboratório de Metabolismo Hepático. Como líder deste Laboratório, o professor Adelar foi o responsável por montar e coordenar uma equipe de pesquisadores que alavancou a pesquisa científica, na época ainda incipiente (ou quase inexistente), na UEM e no interior do Paraná. Ao longo dos anos, o Laboratório de Metabolismo Hepático se consolidou como um grupo de pesquisa de Excelência na área da Bioquímica, recebendo por 2 vezes financiamento do PRONEX, programa do CNPq que destina recursos a núcleos de excelência no Brasil.

Sua capacidade de liderança e seu espírito visionário foram também decisivos para a criação do Departamento de Bioquímica e para a implantação do primeiro programa de pós-graduação da UEM, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC), em 1988. Liderou também a criação do curso de Bacharelado em Bioquímica, implantado em 2010.

Dr.  Adelar foi o primeiro bolsista produtividade em pesquisa pelo CNPq da UEM, em 1981, e desde 2002 é bolsista 1A. Dentre as premiações, foi vencedor do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia no ano de 2002. Após 38 anos de dedicação à Universidade, aposentou-se em 2014 como Professor Titular, posição que ocupava desde 1992.

Dr. Adelar continua ativamente contribuindo para a Ciência e o Ensino de Bioquímica no Brasil e no Mundo. Sempre disposto a auxiliar as pessoas ao seu redor, Dr. Adelar continua com a capacidade ímpar de entusiasmar aqueles que o cercam. Seu legado inclui, além das centenas de artigos científicos e dos inúmeros livros de sua autoria, a formação de muitos doutores, professores e pesquisadores, agora espalhados por diversas Instituições do país.  Para seus alunos e colegas de trabalho, o professor Adelar é um grande mentor. Ainda em plena atividade, atualmente é orientador e docente do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica (PBQ) e Ciência de Alimentos (PPC) da UEM.


 

 

prêmio.jpg

Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PBQ), Profa. Dra. Rosane Marina Peralta, é vencedora do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas 2019 na categoria “Liderança Acadêmica”.